Gastronomia

 

Arroz de Cachola

Alpalhão é uma terra rica em gastronomia, que aguça o apetite e comporta uma riqueza de sabores que prometem surpreender o palato de quem as delicia.

O arroz doce e a boleima batida são pratos típicos que se fazem pelo carnaval. Os bolos de festa, as queijadas de requeijão, o sarrabulho, a carne assada com arroz amarelo e carne com batatas são as iguarias da Páscoa. Pelo Natal fazem-se as filhoses, as azevias de pão, as argolas e as judias. 

Os pratos típicos da Páscoa eram os pratos servidos nos casamentos de antigamente. No segundo dia dos casamentos levava-se aos convidados bolos de festa e café.

Era rara a família alpalhoeira que não tinha um porco, por isso no dia da matança, para se aproveitar o sangue do porco fazia-se o tradicional arroz de cachola. Um arroz feito com sangue de porco, cominhos e fígado. Neste dia não podia faltar a barbela assada, nem o bolo de azeite.

Em tempos que já lá vão era tradição oferecer-se aos padrinhos, na véspera do casamento ou do batismo, um presente. Bolo de buraco, bolo enrolado, cavacas, carriços, esquecidos, broas, ésses, mijoninhas e laranjinhas compunham o delicioso e tradicional presente dos padrinhos.

Bolo de Azeite

Migas de Batata com Carne Frita

Mijoninhas

Bolos de Festa


0 comments