Igreja da Misericórdia


A Igreja da Misericórdia, localizada no Largo do Terreiro, é um edifício do século XVIII, de exterior simples, com porta de granito sobreposta por janelão. À direita ergue-se a torre, do tipo comum na região, com quatro olhais e cúpula recortada.

A capela-mor, que era a da Capela do Espírito Santo, é dos fins do século XIV, com o teto de nervuras assentes sobre mísulas e tendo no feixe um bocete com a cruz de Cristo esculpida posteriormente. O arco do cruzeiro, de forma ogival, é chanfrado e com colunelos duplos. Tem coro assente sobre três arcos de volta abatida.  No altar, retábulo de talha dos fins do século XVII, com imagens de dois santos bispos. Os altares colaterais, também de talha dos fins do século XVII, são da invocação a Santana e a S. João Baptista. Na capela-mor, encontra-se uma sepultura brasonada.

No altor-mor está a imagem da Santíssima Trindade, uma escultura em pedra calcárea, ainda com restos da policromia, que data do fim do século XV. É peça erudita de fino lavor naturalista. Esta escultura revela a importância do mercado alpalhoense no fim do século XV, apto a escolher e pagar, fora da região, uma peça com este merecimento, que lembra as obras do famoso mestre coimbrão Diogo Pires-o-Velho.

Luís Keil deu destaque a uma tábua sobre o arco cruzeiro, do fim do século XVI, muito repintada, representando a Última Ceia. Deve ser de oficina portalegrense, cidade onde no fim do século XVI trabalhavam muitos pintores nas obras da Sé.

Na sacristia um lavabo, em granito, datado de 1759.





0 comments