Procissão dos Passos


Quinze dias antes do domingo de Páscoa decorre, em Alpalhão, o maior cortejo religioso desta vila do norte alentejano.

No sábado a imagem do Senhor dos Passos é trasladada entre cortinas roxas da Capela do Calvário para a Igreja Matriz.

É na tarde de domingo que se revive a paixão de Cristo. Sai da Igreja da Misericórdia para a Igreja Matriz a primeira procissão de domingo. Uma procissão composta pelos anjinhos, as insígnias da Misericórdia, o guião, os meninos que levam os martírios, crianças vestidas de santos e a cruz. 

Logo depois da chegada à Igreja Matriz sai a procissão que se segue até ao Calvário já com a imagem de Cristo, o pálio e as imagens de S. João Evangelista e Senhora das Dores que entram no cortejo a partir do segundo passo. 

Na caminhada até ao Calvário a cortejo faz cinco paragens nos passos representativos da Via Sacra (Jesus é Condenado à Morte, O Encontro de Maria e Jesus, Simão Cireneu Ajuda a Carregar a Cruz de Cristo, Verónica Enxuga o Rosto de Cristo, Jesus Cai pela Terceira Vez).

Após a chegada à Capela do Calvário os figurantes e as imagens de Nossa Senhora e S. João Evangelista vestem-se de luto. Segue-se a procissão de retorno à Igreja Matriz. Um cortejo fúnebre em que muitos dos adereços que compuseram os outros cortejos são levados na vertical, exemplo disso são as insígnias da Misericórdia. É levado a imagem do Senhor Morto debaixo do pálio.

É nesta procissão secular que se revive a paixão de Jesus Cristo. 




0 comments