Mártir Santo

 


A Igreja celebra este mártir do séc. IV no dia 20 de janeiro e, em tempos que já lá vão, era nesse dia que as gentes de Alpalhão acorriam à ermida do santo, situado fora da zona urbana, a fim de celebrar lá missa e sair em procissão com a imagem de São Sebastião até à Igreja Matriz. 

Aí começavam os festejos que iam até ao domingo seguinte. Nesse dia, depois da missa, crianças saíam pelas ruas apregoando os "ramos" que levavam em mãos para leiloar e que nada mais eram do que bolos, enchidos, pão, laranjas, vinhos, e tantas outras coisas que os fiéis ofereciam ao santo a fim de ser leiloado, revertendo o dinheiro a favor da Igreja.

A festa centrava-se no Largo do Adro e em torno de uma grande fogueira que permanecia acesa. Por aí havia música e os tradicionais comes e bebes.

Quase ao final da tarde chegava o ponto alto dos festejos. Saía a grande procissão que levava de volta a imagem de São Sebastião à sua capela. O cortejo era acompanhado pela Banda Filarmónica Alpalhoense e por alguns lançamentos de pirotecnia, e tinha uma forte presença dos filhos da terra que eram militares e, principalmente, daqueles que completavam a maioridade e iriam nesse ano "tirar sortes" na vida militar. Tudo isto, porque segundo a lenda, Sebastião terá sido um soldado.

Assim era em tempos que já lá vão... Atualmente, mantém-se a festa no domingo seguinte ao dia 20; depois da missa os ramos são vendidos mas já não pelas ruas da vila; junto à Igreja continua a haver música, comes e bebes, e o tradicional lume; e ao final da tarde sai a procissão, acompanhada pela Banda Filarmónica Alpalhoense, que leva a imagem de São Sebastião à sua pequena capela e na qual se entoa este hino ao Mártir Santo:


A vós hoje recorremos

Bendito Sebastião.

Vede os males que sofremos

Tende de nós Compaixão


VOLVEI OS OLHOS À TERRA

ATENDEI NOSSO CLAMOR

CONTRA A FOME, PESTE E GUERRA

SEDE O NOSSO PROTETOR.


Que males vão pelo mundo,

Que gemidos de aflição.

Com sentimento profundo,

Valei ao povo cristão.


É vos muito dedicado,

Este povo de Alpalhão.

Ficai Vós sempre a seu lado,

Escutai sua Oração.

0 comments